Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

21 de fevereiro de 2012

Carreira e autodeterminação


Tendo por base a carreira, sabemos o que queremos e o que nos faria felizes e satisfeitos. Mas não fazemos. Porque?

Cheguei a conclusão de que é falta de desenvolvermos autodisciplina (seguir o que definimos) e autodeterminação (assumir a responsabilidade pelo que decidimos).

Embora a autodeterminação seja estimulada por três necessidades psicológicas: autonomia, capacidade de realização, e afiliação no sentido da relação social, saber disso e identificar tais necessidades não é suficiente para manter o comportamento desejado. 

Nossa vontade tem forte peso na realização de nossos objetivos. A vontade tem por base necessidades e valores que consideramos fundamentais. Mas se não tivermos disciplina – o que significa forte controle mental sobre o nosso comportamento – não realizaremos nossos objetivos.

Na vida temos que ser proativos e tomar conta do que somos e como queremos ser. Assim, saber o que queremos é fundamental mas não suficiente.

Dessa forma, não adianta: se não assumirmos a responsabilidade por nossa vida, por meio do desenvolvimento de comportamentos como autodisciplina e autodeterminação, vamos continuar insatisfeitos, infelizes, estressados e até doentes. Pense nisto. O tempo esta passando. 

4 comentários:

  1. Sandra, não só para a carreira, mas para tudo de sério que decidimos fazer em nossas vidas, esses aspectos que você cita são essenciais. Até para aprender um novo idioma precisamos de disciplina e autodeterminação. Só a vontade não é suficiente. A autoderminação é que nos faz continuar apesar de nossos inúmeros fracassos diante das provas a que a vida nos submete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana. É isso: tem que querer e agir. Esperar que o pensamento seja suficiente para que ajamos como é preciso realmente não é o suficiente. Temos que nos disciplinar e sermos determinados, trabalhando incessantemente para que conseguimos realizar o que queremos e, dai sim, nos sentirmos bem, felizes e satisfeitos e privilegiados do sentimento de que a vida vale a pena ser vivida.
      Para isso temos que vencer nossas barreiras e armadilhas que nos colocam susceptíveis ao fracasso.

      Excluir
  2. São essas barreiras citadas pela Sandra que nos fazem desistir no primeiro obstáculo. Aprender a ser ousado e disciplinado com certeza nos desenvolverá em direção ao que desejamos, e isso cabe para qualquer situação, não só em relação a carreira.
    E, principalmente, ser proativo é essencial, pois nada cai do ceu.
    Antonio F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que tenho acompanhado do seu desenvolvimento como sua coach, vc vem obtendo sucesso na sua empreitada resultado da sua disciplina e dedicaçao, e acima de tudo da crença de que merece realizar seus sonhos. Parabens Antonio F.

      Excluir

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br