Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

27 de maio de 2011

Frustração e carreira

Acredito que  a maneira como lidamos com esses temas contribuem, de alguma forma, para o distanciamento que criamos da vida.

Vamos pensar juntos:
O que é frustração? É um sentimento de desprazer que acompanha o não atendimento a uma expectativa. Então acontece com frequência já que geralmente as nossas expectativas não são atendidas.
Se acontece com frequência, porque evitamos ou achamos que este sentimento é negativo? Porque generalizamos esse sentimento para outras situações que vivemos. Por exemplo, esperamos que uma pessoa fale conosco, esperamos fazer determinadas coisas no dia, achamos que seremos “bem tratados ou da forma como tratamos o outro”, queremos conseguir “lidar bem e sempre bem” com as adversidades, etc. São inúmeras as situações de exigências que nos colocamos. Como não conseguimos porque somos humanos, sentimo-nos frustrados, tristes, decepcionados e fracassados. Não bastasse provocarmos estas sensações, generalizamos o sentimento para o dia. Ai ficamos o dia inteiro, as vezes dias, tristes, desanimados e nos sentindo incapazes. E para complicar mais atrelamos essas exigências ou expectativas com felicidade.

Leiam novamente.

Não é um absurdo? Aonde aprendemos a agir assim? Se somos humanos, portanto passiveis de não conseguirmos, em uma ou mais tentativas, atingir um objetivo, isso não faz de nós um fracasso, ou incapazes. Isso quer dizer que para aquela situação, naquele momento, naquele dia, não conseguimos realizar um objetivo. E se quisermos podemos tentar novamente (se quisermos – já que o objetivo pode perder sua importância) e poderemos conseguir. E se não conseguimos, não é o “fim do mundo”. Somos muito mais do que um objetivo. Somos inúmeros objetivos. Não atingir um ou outro não é a totalidade do nosso ser!

Outro aspecto que esquecemos com frequência é o de que muitas (mas muitas mesmo) exigências e expectativas não são “verdadeiras”. São aprendidas, criadas pelo meio em que vivemos. Pense nisto: o seu objetivo é seu, ou é do meio, do trabalho, do companheiro, do pai, da mãe, do cachorro (pasmem, mas ate os bichos entram nessa – tem muita gente achando que seu animal precisa disso ou daquilo), etc.
Qual é o SEU objetivo, a SUA necessidade. Pare, reflita, tenha paciência para que a resposta venha “do coração” e não da mente (do que é aprendido). Se faça esta pergunta o tempo inteiro na busca pelo SEU objetivo. No começo vai ser mais difícil ja que você nao foi treinado para isso. Mas depois fica mais fácil. Tente, vale a pena. Tente por você. Você merece sossego!

Retomando nosso raciocínio inicial: porque carreira e frustração podem estar relacionados?

Porque carreira, no meu entendimento, é o que nos faz sentir uteis, fazendo a diferença, favorecendo o sentimento de realização e “dever cumprido”. É a nossa missão de vida. É a razão pela qual deveríamos acordar todos os dias. A carreira tem trilhas no trabalho, na vida social, na vida familiar, no lazer, enfim, nas diversas perspectivas da vida. Você precisa saber qual é a sua. Sabendo, vai se sentir menos frustrado já que vai tirar da frente o que aprendeu com os outros e virou expectativa e/ou exigência. E se aprendeu pode não ser SEU e não estar relacionado a sua carreira...

Além disso quando se frustrar (porque vai se frustrar – faz parte da vida), será pelo que realmente faz a diferença para você. E melhor, vai te ajudar a redirecionar suas escolhas atendendo às suas necessidades de carreira. Provavelmente momentos de frustração tornar-se-ão raros. E quando senti-los vai lembrar de que são úteis para você redirecionar o caminho de escolha do atendimento às suas necessidades de carreira.

E, além de viver melhor porque você vai tratar cada assunto de uma vez e no tamanho que deve e na importância que merece (SUA), vai diminuir os fatores estressores (que comentei nos dois posts anteriores), diminuindo a possibilidade de ficar doente como resultado do grau de estresse ocasionado pelo sentimento de  frustração.

Você acha que este post foi importante para você? Espero seu comentário ou um e.mail no sandrabmr@gmail.com

Bom final de semana!

6 comentários:

  1. Olá Sandra.
    Achei muito oportuno o assunto. Voce dissecou com maestria os nossos sentimentos de frustrações no cotidiano de nossas vidas. Na maioria das vezes são simples produtos da nossa mente "viciada" em arrumar uma desculpa para tudo.


    Parabéns pelo texto.

    Alcides

    ResponderExcluir
  2. Alcides,
    Como vai
    Nossa saúde depende da revisão do que nos é realmente importante. Com isso diminuímos os momentos de frustração (já que são inerentes ao viver), poupamos energia para o que nos faz bem, e favorecemos a diminuição dos fatores estressores (que contribuem para com o estado de estresse).
    Bom final de semana e obrigada pelo comentário. Sandra.

    ResponderExcluir
  3. Sandra,
    Considero importante o tema.
    Realmente as frustrações foram importantes para redirecionar minha carreira, e certamente vão determinar as decisões que tomarei daqui em diante.
    Abs.
    Alessandro.

    ResponderExcluir
  4. Alessandro,
    Ola.
    A vida nos coloca oportunidades para redirecionar. Nem sempre é facil ja que frustraçoes geralmente sao resultado de perdas: criadas ou nao (veja o post). De qualquer forma, é uma oportunidade que se vivida com "serenidade"(o que é um grande desafio) nos coloca crescimento, amadurecimento, segurança e vitorias. Minha vó dizia: "Nada como um dia apos o outro". Frustraçoes nem sempre sao ruins - para tanto devem ser medidas pelo tempo e nao pelo momento. Bj.

    ResponderExcluir
  5. Sandra,
    Esse assunto acredito ser vivido por muitas pessoas, e digo muitas com firmeza, em nossa rotina , ao nosso redor diariamente. Outro dia estava numa certa clínica de estética na massagem ouvindo uma fisioterapeuta falando das frustrações de sua carreira, meu coração silenciou e começei a refletir que não era somente eu que estava repensando nos objetivos da sua vida. Portanto foi muito importante essa leitura, agradeço de coração.
    Bjs
    Dil.

    ResponderExcluir
  6. Frustração??? Nossa, sem atingir os objetivos, até em relação aos nossos animais de estimação - quanto a eles não tenho problemas, agora estamos acabando este semestre, parece que a "coisa" está diminuindo, mas realmente tenho que rever toda minha posição em relação a trabalhar... quero ver se vou pro interiorzão passar uma semana e nem pentear o cabelo! Mas li todo o blog e a situação daquela menina que o pai só parou quando teve um "treco"... realmente a família é mais importante, as vezes penso, tenho que ir pra igreja... lá o encontro é comigo e com Deus.

    Sandrinha SUCESSO pra você - te adoro!
    Claudinha Ramos

    ResponderExcluir

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br