Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

18 de abril de 2011

Carreira e motivação: alimentando o sentimento de realização.

Muitos de nós temos vivido para cumprir as tarefas do dia a dia. Muitas vezes não nos sentimos motivados. Não fosse a necessidade de sobrevivência talvez não cumpríssemos parte dessas tarefas diárias. Chegamos muitas vezes a nos sentir como se estivéssemos sem energia, sem vontade e cansados. Como reverter esse quadro?

Inicialmente entendendo o que vem a ser motivação. O entendimento pode nos ajudar a enxergar o quadro descrito no inicio deste texto como resultado da falta do conhecimento do que nos motiva e, portanto de como satisfazer o que nos é essencial ao sentimento de satisfação e bem-estar (e porque não ao sentimento de felicidade).

Muitos de nós achamos que motivação é um traço de personalidade que alguns têm outros não, ou é algo que é dado pelos outros como se dependesse totalmente da outra pessoa ou do ambiente em que estamos.

O conhecimento produzido sobre o assunto data da década de 1950 e permite afirmar que isso não é verdade. O que se sabe é que a motivação é uma força que se encontra no interior da pessoa. Pode ser definida como a vontade ou pré-disposição em exercer um esforço contínuo para atingir objetivos, influenciada pela capacidade desse esforço satisfazer determinadas necessidades individuais (Coda, 2000). Robbins (2005) define como um processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar objetivos que lhes satisfaçam. Sua existência depende da interação da pessoa com a situação já que essa pode ou não proporcionar condições para que a motivação se mantenha em fluxo proporcionando satisfação e bem-estar.

Partindo desse referencial teórico a questão que se coloca é: como deixar claro os motivos que nos mantém motivados? Como saber no que devemos nos dedicar, dar atenção e trabalhar para que busquemos ambientes que mantenham nossa motivação “acesa”. Nós somos como plantas. Não precisamos de motivação para crescer. Essa nos é dada pela própria natureza humana. O que precisamos é criar situações na vida para que a motivação floresça fazendo com que a planta – no caso nós – cresça. Temos que descobrir quanta água temos que beber, que tipo de terra temos que nos cercar, quanto de sol temos que tomar e quanto de alimento temos que engolir porque, como as plantas, nós crescemos, florescemos e damos frutos. Como à planta a nós é dada a condição de crescer, ou seja, a motivação para buscar luz, comida, água e ar. Temos que descobrir as condições para mantermos nosso crescimento e saúde florescendo como resultado da motivação, e teremos por conseqüências a saúde física psíquica e emocional, a realização pessoal e a profissional.

Como escrevi anteriormente neste blog carreira é o caminho que escolhemos para cumprir com nossa missão social. Para uns pode ser “mudar o mundo” no sentido de estar constantemente repensando a vida; para outros pode ser viabilizar a missão de organizações por meio do conhecimento técnico; para outros garantindo o bem estar das pessoas que o cercam; enfim cada um tem que descobrir sua missão pessoal pois é ela que vai manter sua motivação “acesa”. Essa deve orientar sua carreira (seu caminho) em todas as suas perspectivas: social, espiritual, profissional, familiar, intelectual, íntima, emocional, financeira, lazer e física. Se não sabemos nossa missão caminhamos a esmo, sem sentido, sem perspectiva, sem motivação e sem razão para viver.

Podemos reverter o sentimento de falta de motivação respondendo: Qual a sua missão? Que diferença você quer fazer na vida? Você tem alguma idéia de qual é o seu propósito na vida (família, trabalho, lazer, amigos)? Porque você acorda todos os dias? A resposta tem que fazer sentido para você, tem que “mexer” com você, tem que “tocar seu coração”. Tem que abranger as perspectivas psíquica, espiritual, física e social. Se você conseguir achar as respostas, e ter coragem para assumir sua missão, você será uma pessoa motivada a maior parte da sua vida, estará alimentando seu sentimento de realização e satisfação, e estará se dando a oportunidade do viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br