Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

11 de abril de 2011

Coaching para a carreira

Como escrevi anteriormente neste blog carreira pode ser entendida como a expressão da nossa contribuição para com o mundo. Dessa forma é conseqüência das experiências e vivências que temos e que nos fazem ser, agir e transformar a realidade. É nossa essência humana em ação. É a possibilidade de construirmos e criarmos. De desenvolvermos redes de relacionamento que nos ajudem a fazer essa construção. Precisa ser vivida para o que depende de nossas atitudes e ações com vistas a sua realização. O coaching é um método de desenvolvimento de competências que contribui para com a realização da carreira. A seguir estarei comentando o método.

Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional com foco em competências que podem vir a intensificar a realização do coachee com ganhos de satisfação e bem-estar pessoais. Dessa forma pode ser aplicado a comportamentos “gerais” tais como gerir o próprio dinheiro, ser sociável, ter amigos, ter paciência com filhos, determinação, resiliência, fazer atividade física, entre muitos outros bem como a comportamentos profissionais tais como foco em resultados, disciplina, liderança, abertura a mudanças, vontade de aprender, ser organizado, ser político, entre outros. Como resultado do processo o coachee – aquele que participa de coaching – torna-se mais eficiente, satisfeito e feliz. Além disso, os coachees que fizeram o processo comigo ganharam confiança em si próprios, diminuíram a ansiedade, aumentaram o controle sobre suas emoções e comportamentos, e tiveram melhora da auto-estima e qualidade de vida.

Nesse processo são estabelecidos, na forma de contrato de trabalho formal, os objetivos de aprendizagem, período de tempo, metas e medidas que possam vir a demonstrar a mudança do comportamento identificado e desejado. Quando o processo é contratado por pessoa física, conhecido como coaching pessoal, os objetivos são definidos pelo coachee com suporte do coach (aquele que aplica o coaching), e busca atender às necessidades desse quer do ponto de vista profissional quer pessoal. Quando contratado por pessoa jurídica, conhecido como coaching executivo, contempla, necessariamente, objetivos e resultados do individuo e do negócio, portanto da organização da qual o coachee faz parte. Nesse caso o objetivo de desenvolvimento é compartilhado entre a empresa e o profissional.

O método que sigo que resumo a seguir tem por base a metodologia do ICI (Integrated Coaching Institute). Compreende 05 etapas conhecidas como C.A.M.P.O. Para o coaching executivo, na etapa “C” inclui-se o levantamento de informações conhecido como C.L.I.E.R.:

1. Acordo de trabalho com esclarecimentos sobre o processo, responsabilidades, tempo e confidencialidade.
2. Preenchimento e análise das respostas de um questionário padrão.
3. Investigação da competência a ser desenvolvida, por meio de coleta de dados, entendimento do problema, levantamento de informações, análise de perfil, identificação de valores, entre outros métodos. Esta etapa amplia a percepção do coachee quanta aos objetivos do processo de coaching.
4. Estabelecimento de meta estratégica e definição da meta de competência a ser atingida.
5. Elaboração de plano de ação para o desenvolvimento da competência definida promovendo seu aprendizado de maneira eficaz e eficiente.
6. Identificação de obstáculos ao plano de ação e elaboração de planos para ultrapassá-los. Algumas técnicas podem ser utilizadas nesta etapa, tais como: coaching racional, escada da inferência, coeficiente de adversidade, entre outras.
7. Execução do plano e tratamento de obstáculos – processo contínuo – buscando assimilação e aprendizado da meta de competência.
8. Avaliação do trabalho com base em indicadores estabelecidos previamente com vistas a avaliar a mudança de comportamento.

Identificar a carreira e assumir a responsabilidade por sê-la, embora a princípio possa parecer uma tarefa difícil e complexa para a maioria de nós, é possível. Existem métodos de identificação de carreira e de desenvolvimento de comportamentos necessários à sua realização como, por exemplo, o que escrevi. Tornar-se uma pessoa realizada depende do querer e do se autorizar a ser feliz. Pense nisto. Faça seu comentário, escreva sua experiência, coloque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br