Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

20 de setembro de 2009

Assuma sua trilha, conduza sua carreira: precisamos começar tirando do caminho tudo o que é possível tirar e que nos atrapalha.

Vocês já devem ter andado pelo shopping, ido a uma festa, ou a um barzinho e ter notado como tem pessoas que brigam por qualquer coisa. Parecem estar de mal com a vida. Incrível! Estão tensas, irritadas ou bebendo para tentar relaxar. Vocês devem conhecer muitas que agem dessa forma. Às vezes somos uma delas. Sentimo-nos mal, cansados e sem vontade de conversar.


Muitos podem ser os motivos. Mas um eu tenho certeza: elas (as pessoas) ou nós estamos insatisfeitos. Não temos tempo para nós. Trabalhamos, trabalhamos, estudamos e dormimos. Lógico que são coisas importantes. De certa forma são para nós. Mas ocupam tanto espaço que não temos tempo para outras coisas que nos são importantes. E pior, nem sabemos quais seriam essas outras coisas que poderiam preencher o nosso tempo e nos deixar felizes.

Mas como ser uma pessoa satisfeita? Esta pergunta pode nos deixar mais tensos do que já estamos. Já estamos cheios de problemas, cansados e esta pergunta? E se somos capazes de responder vamos complementar dizendo que não temos tempo, que não é o momento ou que a vida não tem outro jeito de ser vivida.

Se um dos motivos desse mau humor, irritação ou falta de vontade for a falta de satisfação pessoal (e é, tenho certeza), temos que resolver. Para isso, uma forma de aumentarmos nosso nível de satisfação é tirando do caminho pequenas coisas que nos incomodam. Com isso você vai conseguir aumentar seu nível de energia já que vai remover coisas que drenam energia que poderia estar sendo utilizada para coisas mais importantes.

Então, mãos a obra. Liste tudo (TUDO) que te incomoda. Comece por sua casa, depois vá para o seu guarda-roupa, depois pessoas que te cercam etc. Faça o mesmo no ambiente de trabalho ou outros que freqüenta regularmente.

Vamos lá...

Conseguiu? Para muitos de nós listarmos o que nos incomoda pode ser muito difícil. Mas é possível. Comece. Não queira conseguir escrever tudo em um primeiro momento. O importante é começar.

Se esta tendo dificuldade, conte comigo para ajudar. Qual é? Talvez outras pessoas tenham dificuldade semelhante. Ao responder sua duvida eu posso ajudar outros a fazer o exercício.

Agora que temos a lista, mãos a obra.

Vou contar uma estória. Comigo foi assim:

• Pia da minha cozinha horrível, velha, sem frontão – troquei em dois meses após ter feito a lista.

• Falta de espaço no meu escritório – levei um dia e tirei tudo que não usava. Principalmente papeis. Alerta: não vá pensando que vai usar o papel. Não vai. Uma sugestão é: mais de um ano sem ser tocado, não vai usar.

• Jeito de ser do meu filho. Tentei conversar. Não obtive muito sucesso no que eu queria. Mas comecei e continuo tentando. Os pequenos ganhos me trazem satisfação e possibilidade de convivermos melhor.

• Lavar minha cachorra no pet-shop. Eu estava lavando em casa. Eu não gostava de como ela ficava.

• Pilha de coisas (nem sei mais quais eram) no box do banheiro do escritório. Dei tudo. Incrível! Literalmente tudo. Percebi que tudo que estava lá (que eu, aliás, não mexia fazia muito tempo) não me era importante.

• Meu guarda roupas. Ah! Esse foi muito legal. Doei tudo (mas tudo mesmo) que eu não usava a mais de um ano. Pense bem. Se não usa, não vai usar. Tem gente que pode usar. Além disso, o aspecto melhora. Você acha as coisas. Sabe o que tem e usa o que gosta.

• E muitas outras coisas que listei e estou cuidando para tirá-las do caminho e não deixar que elas drenem minha energia.

Só de fazer já senti um alívio enorme. Foi ótimo e continua sendo. Claro que as primeiras atitudes têm um impacto maior na nossa percepção de alívio. Mas a continuidade continua a nos trazer o beneficio de não precisarmos nos incomodar com o que não vale a pena.

E qual é a sua lista? Coloque os tempos e formas que pretende resolver.

Se você não quiser mostrar sua lista, conte como foi a sua experiência. O que você faria de diferente?

2 comentários:

  1. Sandra,
    Adorei a dica. Parece tão simples quando lemos sobre sua experiência! Vou tentar!

    ResponderExcluir
  2. É simples, mas requer disciplina. Primeiro precisamos enxergar nossa vida como uma "floresta" cheia de "árvores", levando-nos a cuidar de todas as "árvores" e não só de algumas. Com isso tiramos a pressão que fazemos sobre nós mesmos para resolver uma determinada área. Além disto, começamos a aumentar nosso nível de satisfação, já que vamos "tirando da frente" pequenas coisas que nos incomodam e que são mais fáceis de resolver. Você vai notar que além de te deixar mais satisfeita, vai ter aumentada sua disposição (pois não vai mais perder energia por "buracos" abertos com preocupações menores e desnecessárias) e você poderá enfrentar outros "buracos" (causados pelo o que incomoda) de forma mais fácil porque estará mais "forte". Tente e me conte. Tendo dificuldade, peça dicas de como eu tenho feito. Pode ajudar como referência. Bom trabalho!

    ResponderExcluir

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br