Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

19 de setembro de 2009

Assuma sua trilha, conduza sua carreira: pense diferente.

Porque será que é tão difícil para nós tomarmos uma atitude que pode mudar nossa vida para melhor? Porque será que deixamos "a vida nos levar"?

Será educação? Serão os valores da sociedade? Serão os arquétipos (de Jung)? Não sei, honestamente. O que sei é que não fomos educados a escolhermos como queremos viver. Algumas pessoas até conseguem saber o que querem (e não são a maioria!), mas não conseguem tomar atitudes para que o que querem reja suas vidas. Não é um absurdo?

E como fazer para viver melhor? Comece por mudar sua forma de pensar. É por ai que temos que começar: mudando nossa forma de pensar. O pensamento deve ser: "É possível viver do modo que desejo". Se você não pensar assim, nada vai mudar. É a nossa forma de pensar, nosso modelo mental, que nos leva a agir da forma que agimos. E se achamos que não podemos mudar nada, não vamos mudar.

Então, para viver melhor, você precisa querer mudar sua forma de pensar. A forma com que pensamos define a forma com que olhamos o mundo e tudo o que nele acontece. Se você pensar que não tem como dominar o tempo, que não consegue dizer não, que tem que estar todo mês "apertado" financeiramente e não tem jeito mesmo, que o final de semana é feito para dormir depois de tanto trabalhar, que se não trabalhar 14 horas por dia (ou até mais) não vai conseguir ter nada na vida, e tantos outros pensamentos limitadores é assim que você vai agir - segundo esses pensamentos. Esses limitadores e outros que você conhece te deixam sem saída. Achando que a vida é assim mesmo, e que não tem jeito. Que o jeito é você trabalhar, ficar aonde esta (mesmo te deixando infeli) porque trabalho está difícil e dormir para poder trabalhar. Ou achando outra coisa que te paralisa e não te deixa sair do lugar, comportando-se de forma viciada, rotineira e repetitiva.

Mas como fazer esta "virada"? Primeiro você tem que mudar sua forma de pensar. Comece a pensar: "Eu POSSO viver a vida que desejo, a vida que EU quero". Escreva essa frase em um pedaço de papel. Coloque em lugares "estratégicos", ou seja, que estejam ao alcance dos seus olhos. Talvez no computador, nos seus livros, na sua agenda. Veja aonde você vai ter fácil acesso. Mas é um lembrete para você. Os outros (família, amigos, companheiros de trabalho) não precisam ficar olhando o tempo todo. Pode ser que olhem de vez em quando. Podem até te perguntar por que da frase. E você pode dizer: "EU resolvi tomar uma atitude: vou assumir minhas trilhas".

E qual seria a atitude? O que voce faria agora para mudar sua vida, sair desse estado de prisão mental, de estresse diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br