Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

25 de agosto de 2013

Competência: uma construção continua.

Competência pode ser entendida como expressão continua da realização da carreira de uma pessoa. Seremos tão mais competentes quanto as oportunidades que escolhermos nos favorecerem um estado motivacional continuo. Para isso temos que conhecer nossa carreira - razão pela qual levantamos todos os dias e enfrentamos os mais diferentes desafios porque temos a certeza de que temos algo a contribuir para com o trabalho que realizamos. Todo ser humano que fazer a diferença e ser lembrado pelo que realizou. Muitos não conhecem sua carreira. Precisam começar identificando-a: o que eu quero, para que, como e com que motivos, entre outros aspectos. Em decorrência da carreira temos as nossas competências. Alguns são criativos, outros sistemáticos, outros executores, outros lideres e assim teremos uma infinidade de competências em ação. A sua carreira potencializa as suas competências que serão tão mais intensas e realizadoras (no sentido de traduzirem-se em resultados) quanto aderentes à sua carreira. Aqui cabe lembrar que carreira não é profissão. Essa viabiliza sua carreira. Ja escrevi sobre isso sob o titulo "carreira". Assim, identifique sua carreira e suas competências e mantenha a motivação potencializando suas competências. Os resultados serão conseqüência. Pense nisto.

Bem estar: uma decisao.

A vontade de viver em bem estar tem sido uma busca constante de todos nós. Mas porque será que muitas vezes não conseguimos? Será que as expectativas, as fantasias e o querer ter seriam motivos para acharmos que na maior parte do nosso tempo não estamos satisfeitos e portanto não estamos bem? Parece que sempre estamos atrás de mais e mais, e mal prestamos atenção no que somos, no que nos cerca e no que realizamos. Às vezes tenho a impressão, ouvindo clientes, alunos e aqueles que me cercam, que geralmente estamos olhando a horta do vizinho, ou seja, a vida que o outro leva. O que somos e o que temos dificilmente esta bom, e geralmente estamos focados em ter coisas. O ser, que deveria ser o mais importante, pouco espaço tem nas nossas mentes. Precisamos aprender (ou reaprender) a olharmos nossa vida sob uma perspectiva mais ampla: o que conseguimos, o que somos, o que realizamos e o que sentimos. Nossa vida é única, é especial. Preste atenção em você, respire, e valorize o que é e o que conseguiu. Procure se conhecer mais, seja seu companheiro, observe suas sensações e evite fazer comparações. Viver em bem estar é reconhecer que o que você é e esta sendo é muito bom. Você conquistou. Mantenha o contato com você, respire e se orgulhe de tudo o que já fez e de tudo que sabe que pode mudar para ser uma pessoa ainda melhor. Experimente.

O bem estar ao seu alcance

Todos nós queremos nos sentir bem. E se possível, sempre. Se você dividir hipoteticamente a vida em três partes, sendo uma a sua, outra o meio em que você vive e a outra o(s) outro(s) com quem convive, pode concluir que sobre 33% a responsabilidade por conseguir viver em paz é sua. A boa noticia é que você se conhecendo e criando oportunidades para se sentir bem, certamente sentirá. Para isso precisamos desenvolver o autoconhecimento e o autocontrole. O autoconhecimento porque, dentre outros motivos, nos ajuda a entender as razões pelas quais fazemos da nossa vida uma vida tão difícil e penosa. E o autocontrole porque o querer estar bem deve ser um atitude assumida por você, e que o ajude a se autocontrolar. O autoconhecimento sem autocontrole dificilmente vai fazer com que você se proporcione (dentro dos 33%) momentos de satisfação e bem estar.

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br