Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

14 de outubro de 2009

Quero sossego! O que fazer?

Vivemos correndo. Nunca temos tempo para nada. O trânsito (para quem vive em São Paulo) é um caos perfeito. Usamos de 3 a 5 horas por dia dentro de um carro ou ônibus tentando chegar a algum lugar. Ai você trabalha, e geralmente também estuda. Por aqui se você não está constantemente buscando se atualizar e engordar o seu currículo com um bom curso de pós-graduação está “frito”. E o que acaba acontecendo é que nos perdemos em alguma etapa dessa confusão toda. É quando ouvimos amigos, parentes, alunos e clientes nos dizendo que sentem falta de alguma coisa. Que estão infelizes, que não sabem o porquê de tudo isso. Quando mal começam a ser perguntar, a correria tem início novamente. Como resultado dessa “loucura” e agitação que vivemos, ganhamos a falta de sentido e significado da vida, dificuldade para dormir, ansiedade e depressão. Alem dessas coisas comemos um “monte”, gastamos com roupas, doces e outros itens sedutores, e continuamos infelizes e com um sentimento de que falta alguma coisa. Não é incrível! Na verdade é um absurdo.


Mas tem jeito. Não vai ser fácil, já que tudo que nos rodeia nos seduz ou já estamos “atolados” numa roda viva que teremos dificuldade em interromper.

Cheryl Richardson diz em um de seus livros que “em nossa cultura, voltar os olhos para dentro é como desafiar a gravidade. É fazer o oposto daquilo que o mundo inteiro espera que você faça”. Para ela ( e muitos outros estudiosos das doenças psicossomáticas) a falta de relacionamento consigo mesmo afeta todas as outras áreas da sua vida, desde seu sucesso profissional até os relacionamentos amorosos, a capacidade de ser feliz, e de ter uma vida plena de significado.

Mas você pode mudar o "jogo".  Para isso pare. Respire. Muito bem! Domine-se. Agora pense em alguma coisa que quer muito, mas que não seja “material”. Por exemplo: quero poder não fazer nada, deitar no sofá da minha casa e ler um livro (um romance, claro – nada de ler assuntos relacionados ao trabalho ou noticias do dia a dia). Faça isso pelo menos três vezes por semana, por 10 minutos a cada vez. Tem que ser intercalado. Não pode ser no mesmo dia e nem em dias consecutivos.

São 10 minutos. Se passar não tem problema. Mude o ciclo. Assuma o controle sobre você.

Para isto você esta proibido de dizer que não consegue, que não vai ter tempo. Use uma frase afirmativa. Por exemplo: vou ler 10 minutos do livro X. Vou andar 10 minutos na rua. Vou bordar...Enfim, escolha coisas que te tragam satisfação. Que te alimentem a alma (se podemos dizer assim). A meta é chegar a 30 minutos três vezes por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br