Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

7 de junho de 2010

Afinal, o que fazer da minha carreira?

Recentemente uma cliente demonstrou preocupação e certa ansiedade porque se imaginou mudando de carreira. Foi quando apresentei minha concepção sobre o assunto. Disse a ela que a carreira pode ser vista como a expressão da nossa contribuição para com o mundo. Dessa forma é conseqüência das experiências e vivências que temos e que nos fazem ser, agir e transformar a realidade. Nos pertence. Os ambientes de trabalho são o espaço para sua expressão e realização. Vista desta maneira a carreira é a expressão de nossas motivações e aspirações humanas por meio do trabalho ou de outras expressões sociais. Não é de uma profissão ou de uma empresa ou de qualquer instituição social.


Tenho acompanhado o desespero de muitas pessoas que saem das empresas aonde trabalham, ou que não sabem o que fazer na vida, ou que escolhem uma profissão e depois concluem ter feito a escolha errada. Procuro comentar que a perda do emprego ou do trabalho pode ser ruim, mas a carreira é de propriedade da pessoa. O mesmo quanto à profissão que escolheu. Essa não foi uma escolha necessariamente errada. Nesse caso a escolha por uma profissão entendida como “errada” pode ter sido um veículo para a construção da carreira, uma etapa necessária ao desenvolvimento pessoal.

Vista dessa forma, carreira é algo muito mais amplo e abrangente do que um curso, uma profissão, uma empresa. É nossa essência humana em ação. É a possibilidade de construirmos e criarmos. De desenvolvermos redes de relacionamento que nos ajudem a fazer essa construção.

Daí que eu reforço a nossa responsabilidade em sabermos qual a nossa carreira. Para o que vivemos, o que queremos, no que somos “bons” (o que podemos agregar à sociedade – nossa vocação e dom), o que nos traz satisfação. Se soubermos responder a essas questões, poderemos agir com responsabilidade, pois “faremos bem feito”, com “gosto”, satisfação e cuidado.

Essa forma de enxergar e experimentar a experiência do viver a carreira tem fundamento no conceito de carreira proteana (palavra originaria de Proteu, servo de Netuno, que tinha o dom da transformação) – carreiras sem fronteiras.

Viver a carreira como o resultado de um conjunto complexo de atitudes, perante a vida, com responsabilidade, contribuindo por um mundo humano pode nos tornar mais livres e saudáveis. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br