Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

22 de fevereiro de 2010

Trilha, responsabilidade e carreira

Tenho escrito que a trilha é uma decisão que pode nos aproximar ou afastar de nossa carreira. Tenho observado e acompanhado a vida de pessoas (o que inclui a minha) e noto o quão difícil é para todos nós tomarmos decisões, agindo com responsabilidade.


Entendo por responsabilidade a atitude de respondermos por nossas próprias ações, o que pressupõe o exercício do livre-arbítrio que por sua vez se apóia no conhecimento e domínio das razões ou motivos que nos levam a tomar decisões, e a agirmos.

Viver com responsabilidade é buscar a reflexão ética sempre que possível, em todos os momentos em que tomamos decisões, falamos, sugerimos, em fim - vivemos.

Sempre que possível porque não estamos conscientes de nossos atos a todo o momento. Muitas vezes agimos de forma automática. O que não impede que a reflexão ocorra depois, e que os ajustes e as correções necessárias sejam feitos, quando for o caso.

Viver de forma responsável não é tarefa fácil. Significa buscar o autoconhecimento, o que leva ao entendimento do que esta por trás de nossas ações, das intenções que temos, e das razões pelas quais assumimos determinada direção em nossas vidas. Isso não só porque nossas ações e decisões nos afetam diretamente, mas porque agem sobre o próximo, afetando sua vida de alguma maneira.

Estou convicta de que o autoconhecimento é necessário para viver uma vida saudável, e eticamente responsável. Sua promoção nos ajuda a tomarmos decisões que contribuem para com nossa saúde (mental, espiritual, física), dando significado à nossas vidas (exercício da carreira), e cuidando para que pessoas de nossa convivência não sejam usadas para atender nossas necessidades e anseios, ou mesmo se tornem depositários de nossas frustrações, angustias e neuroses.

Pense como você pensa, entenda a origem de suas ações, e compreenda o significado dos seus sentimentos. A vida é sua, as decisões e ações são suas, portanto: reflita, mude quando preciso, e cuide de você. Cuidando de você, com responsabilidade, você vai estará cuidando do outro.

Como eu disse, viver de forma responsável é difícil, dá trabalho, mas eu tenho certeza que nos conduz à saúde, à satisfação e à realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br