Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

9 de dezembro de 2009

A carreira e a trilha nossa de cada dia

Meu trabalho como terapeuta e como coach tem me mostrado que a carreira é única. Assim, cada um de nós percorre um caminho na vida. O que tenho reforçado em meus posts é que esse caminho precisa ser conhecido, consciente e responsável. Deve ser escolhido por nós. E esta escolha, consciente, nos torna responsável por ele. Por exemplo, entre no site http://www.psico.ufsc.br/sop2/ancora/pages/inventario.php Veja qual a sua Âncora (conceito desenvolvido por Edgar Schein) identificá-la pode ajudar esclarecer a base da sua estrada ou carreira. Claro que é só um instrumento. Mas tem sido utilizado e estudado. Ajuda a entender porque priorizamos certas coisas, e porque tomamos determinadas decisões. Obviamente, a forma de trilhar esta carreira é única, individual. Cada um de nós tem um conjunto infinito de comportamentos, situações e dimensões que interferem na forma de concretizar essa carreira. Às vezes tropeçamos no caminho porque precisamos resolver questões pontuais como perda de trabalho, mudança de estado ou pais, doença, entre outras. Mas não podemos perder o foco. Eu, por exemplo, tenho minha âncora em competência técnica o que significa que eu deveria identificar e participar de situações aonde eu pudesse aplicar e desenvolver constantemente minhas habilidades a um nível cada vez mais alto. Isso me traria (e traz) um senso de identidade e utilidade. Claro que eu ter esta Ancora como base não significa que as outras também não sejam importantes. Mas sempre haverá uma espécie de escala de prioridade. No meu caso, minha segunda Ancora é Estilo de Vida. Essa pede que eu procure equilibrar a experiência da competência técnica considerando questões familiares e pessoais. Para mim este equilíbrio é um desafio. Mas o tenho como norte, o que ajuda muito a ter foco nas escolhas e decisões que tenho feito.


Até aqui escrevi sobre carreira. As trilhas também são bem individuais. O que tenho notado é que para cada um de nós existe uma forma de realizar e viabilizar um objetivo. Embora as palavras possam ser as mesmas, a maneira de fazermos acontecer é individual. Organização, foco, contribuição, resultado, amor, ajuda, etc. são palavras que significam coisas totalmente diferentes para cada um de nós. Aqui também é importante conseguirmos identificar o que, na prática, cada uma delas significa. O trabalho de coaching é fantástico para ajudar a pessoa a saber exatamente o que significa cada palavra e como colocá-la na prática. Quando isso acontece a pessoa apropria-se de si mesma, aumenta seu nível de satisfação e percebe-se inserida em um contexto social. Experimente e me conte. Você pode postar uma resposta ou me mandar um e.mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br