Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

5 de julho de 2011

Carreira e decisoes inteligentes


Em 11 de abril, no post Coaching para a Carreira, descrevi o processo de coaching  - técnica que pode nos ajudar a dirigir nossa energia para o desenvolvimento de comportamentos que achamos importantes para vivermos a vida com saúde, experienciando nossa carreira.

Apesar de muitos de nós sabermos que existem ações que podemos tomar para dirigirmos nossa energia de forma racional para o atingimento de nossos objetivos, geralmente não agimos dessa forma. Esperamos que as coisas aconteçam de forma natural, “deixando a vida nos levar”.

No entanto, podemos tomar uma decisão “inteligente” e agir com uma dose de sabedoria. Se existe um conhecimento disponível para nos ajudar a viver bem, e se esse conhecimento aponta para o coaching[1] como uma das formas para vivermos melhor, temos que ser proativos – ou seja – reconhecer os nossos limites e procurar atuar no desenvolvimento de comportamentos que temos, mas não usamos; ou que temos, mas não sabemos, ou que não temos e precisamos ter.

Em qual desses grupos de pessoas você se encaixa?

a)    no de pessoas que vem vivendo a vida com saúde, lidando bem com o stress, garantindo relações saudáveis com amigos e família, tendo um bom trabalho, e tendo uma aparência de que se sentem felizes (sorriem, o rosto apresenta expressões não estando sempre de “cara feia)? Se for nesse, você pode aprender novos comportamentos e caminhos para se tornar a cada dia a melhor pessoa que pode ser. Embora você possa achar que está bem e que não precisa fazer nada, deve sim. Deve procurar viver melhor do que já vive por você mesmo e por aquelas pessoas com as quais convive para que possa  influenciá-las de forma positiva para lutarem por uma vida melhor e mais saudável.
b)   no de pessoas que estão passando por situações adversas e não estão conseguindo lidar bem consigo mesmas, precisando ultrapassar (e podem!) essas novas situações com o equilíbrio que gostariam (e conseguem!)? Se nesse, então tem um motivo “forte” para ir em busca do viver com saúde: a vida e sua carreira. Releia os posts de 02 e 09 de maio sobre estresse.
c)    no de pessoas que ignoram o fato de que podem se autoconhecer e reconhecer que tem um potencial para a vida que  desconhecem? Se nesse, então  o coaching1 pode fazer com que descubra que é capaz e que somente se esqueceu disso.
d)   no de pessoas que não estão identificadas nas situações anteriores mas que acreditam que a vida tem um significado que nós seres humanos desconhecemos (ou conhecemos parcialmente) em sua plenitude, e que vive-la é a possibilidade interminável do saborear cores, emoções, experiências e criações infinitas, e de fazer a diferença no meio em que vivem, transformando vidas e construindo relações saudáveis? Se nesse, então tem um motivo por continuar a desenvolver comportamentos que possam te direcionar para continuar cumprindo sua missão de carreira.

A vida é como é não como gostaríamos que fosse. Saber vive-la e se permitir experimentar suas nuances com tranquilidade e satisfação é para poucos. Saber disso e viver é ser humano.

Viver requer uma atitude proativa perante a vida. Use a razão a seu favor: trabalhe-se por sua realização pessoal promovendo ativamente a expressão de sua carreira. Você vai gostar.

O que você acha do que escrevi? Escreva um comentário ou mande um e.mail para sandrabmr@gmail.com e uma ótima semana para você.



[1] Conheço a psicoterapia também como forma de contribuir para com o viver de forma saudável, com mais satisfação, autoconfiança e equilíbrio. Mas existem outras formas. O importante é procurar uma com a qual você se  identifica e agir, fazendo com que você viva mais feliz e satisfeito. 

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br