Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

28 de janeiro de 2012

Carreira e ansiedade


Sentimos ansiedade. É um estado emocional que faz parte da experiência humana. É normal. Nos ajuda a ter coragem, a buscar atingir nossos objetivos, a brigar pela vida e a fazer diferença.
No entanto, quando reagimos de forma desproporcional ao que acontece; quando a sentimos “forte” e “do nada” – sem um objeto que a desencadeie; quando experimentamos inesperadamente medo, terror, pânico; quando achamos “do nada” que vamos morrer; quando achamos que algo futuro vai ser ruim; ou quando sentimos “forte” desconforto corporal (aperto no peito, dificuldade em respirar), a intensidade de ansiedade esta acima do considerado adequado.
Dessa forma, quando sentir ansiedade, avalie se esta normal ou  “ruim” (nesse caso você se sente mal e desconfortável). Se for “ruim” avalie o quanto. Se achar que esses estados “ruins” são frequentes e começam a ficar fora do seu controle, procure um especialista que possa te ajudar a identificar os motivos que  tem te levado a altos níveis de ansiedade.
Para evitar que a ansiedade lhe cause desconforto, você deve garantir que seus objetivos de carreira estejam em realização, que seu estilo de vida favoreça níveis de satisfação e conhecer o mapa mental da ansiedade para buscar controlar sua intensidade.
Um ótimo final de semana para você. Aproveite para fazer coisas de que gosta.

17 de janeiro de 2012

Carreira e administração do tempo


O tempo é uma abstração humana. Foi criado pelo homem. Faz algum tempo que essa “criação” ficou distante do tempo biológico que rege seu funcionamento psíquico, físico e biológico. Hoje o homem é escravo dessa criação.

Proponho que administrar o tempo seja recuperarmos a noção do nosso tempo (funcionamento) e ajustarmos a criação ao criador. Dessa forma evitamos o estresse e favorecemos a realização de aspirações e anseios de carreira.

O uso do tempo deve ser definido por nós. Sei que é difícil fazer isso, mas temos que tentar e conseguir. É a nossa saúde que esta em jogo. Para isso temos que rever o que é necessidade, o que é importante e  o que é urgente. De preferência o tempo em horas deve ser organizado a partir do que é importante para você e que, portanto, lhe traz satisfação (está relacionado à carreira - veja posts antigos). Você fará uma quantidade menor de coisas, mas estará mais satisfeito e feliz. Com certeza evitará o estresse.

Que 2012 seja um ano de realizações que lhe tragam satisfação.


Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br