Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

12 de outubro de 2011

Carreira e criança


Talvez a frase carreira e criança possa tê-los pensar que eu iria falara que a carreira é definida na infância. Provavelmente. O que fazemos depois, quando adultos, é escolher as trilhas (ou não) para a realização da nossa carreira. Ja escrevi sobre isto. Vejam meus primeiros posts.

O que quero comentar hoje é que, quando criança, temos um comportamento que acabamos, por diversos motivos, abandonando: o de sermos curiosos.

Hoje é dia das crianças (12/10).  Sem entrar no mérito da criação da data, quero aproveitar para sugerir que resgatem sua curiosidade. Volte a ser curioso (a).

A curiosidade faz com que agente vá atrás do que nos motiva. Alimenta a nossa carreira. Se vamos atrás do que nos deixa curiosos estamos sendo dirigidos pelos nossos anseios,  nossa ambição, nossa carreira, nossa razão de existir.

Imagine que hoje muitos autores (destaque para Peter Senge) falam numa tal competência de aprender a aprender.  E o que é isto. É ser curioso. Não agir a partir de ideias preconcebidas. É “abrir” a mente para o novo. É ser curioso. É manter a tensão resultado do descontentamento com o presente. É, de forma intencional, buscar conhecimento (s) que possa (m) vir a satisfazer nossa curiosidade de forma cíclica, ou seja, não deixar que a satisfação cesse  movimento do ser curioso.

Voltem a ser curiosos! É fantástico. Aprendemos coisas novas, descobrimos que a vida é infinitamente repleta de experiências ainda não vividas, e que descobrir é fascinante.

Sejam, novamente, a curiosidade da criança que foram. 

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br