Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

29 de agosto de 2011

Vivendo o limite: uma experiência de vida

Viver o limite pode ser uma experiência de vida, e de carreira.

Mas o que é o limite? Uma sensaçao, um sentimento, uma fantasia, uma abstraçao, uma explicaçao, uma crença e/ou uma construçao psiquica na qual confiamos sem questionar?

O que é para voce? Pense em um limite. Geralmente dizemos: "eu nao vou conseguir..."; "esse é o meu limite, nao consigo nada mais do que isto"...Enfim, cada uma expressa o limite para si mesmo e para o outro de alguma forma, em alguma situaçao.

Mas observem: quando expressamos o limite (na forma de ideia, sensaçao, fantasia, crença, etc) nem sequer testamos sua veracidade. Ficamos no campo das ideias, que por suas vez despertam sensaçoes correspondentes à idéia, e paralisamos. Simplismente atuamos como o limite que criamos.

Entao o limite é uma criaçao mental? Acredito que sim, na maior parte das vezes. Faça o teste. Pergunte-se: que limite é este? Aonde sinto-o no meu corpo, o que esta acontecendo para que eu naquele momento recrie o limite? Muitas vezes esse tal de limite desperta medo e insegurança. Mas porque, e para quê? Se voce refletir, geralmente nao vai encontrar base para o aparecimento subito do sentimento de limite, as ideias e fantasias que o acompanham, bem como sensaçoes e emoçoes agregadas, quase que "grudadas".

Passei anos (muitos!) da minha vida acreditando (muito!) que tinha medo de dirigir em estrada. Pensar em digir 50 km nem pensar. Só de pensar eu ja ficava cansada, achando que ia acontecer alguma coisa, e nao via porque tentar ja que era tao penoso.

Recentemente resolvi rever este fantasma. Resolvi pegar uma estrada que para chegar aonde eu queria seriam 1000km. Todos os momentos que pensava no fato, nao deixei  meu pensamento viciado tomar conta da minha mente. Surpresa! Nao senti medo. Nossa, pensei. Cadê o medo, a insegurança e a desistencia? Simplismente nem sinal. Ai, dias depois, peguei a estrada. Cadas vez que o tal do pensamento limite (que representava o tal do limite) aparecia, me perguntava: o que estou sentindo? Como esta minha respiraçao? O que estou vendo? Aonde estou (no carro claro - mas quando estamos no pensamento esquecemos de onde estamos...)? E fui achando a experiência demais, fantastica, divertida (Imaginem, depois de tantos anos...). E fiz os 1000km (ida e depois volta) feliz comigo mesma. Sentindo-me livre (de mim mesma) e vitoriosa (porque estou usando esta experiência em outros momentos). E, ainda, para minha surpresa 1000km em um dia (ida) e 1000km em um dia (volta). Esse exemplo/depoimento pode ajudá-los a entender o que escrevi no inicio desse post: limite? que limite é este? que funçao ele tem na sua vida? Frases e pensamentos prontos sao perigosos: servem para tolher nossa liberdade, e depreciar nossas possibilidades de experiência

A vida é incrivel! Só voce consegue se permitir vivê-la. Conte comigo. Escreva para o meu e.mail sandrabmr@gmail.com ou deixe um comentario se quiser compartilhar sua opiniao.

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br