Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

25 de setembro de 2010

Carreira em boicote!

Você já notou que temos a tendência em transformar vontades em exigências ou obrigações? E que com isso criamos expectativas? Por exemplo: “Eu gostaria de ser uma pessoa bem sucedida” muda para “Eu tenho que conseguir ter sucesso profissional”; “Seria bom que eu tivesse o que eu quero” muda para “Tenho que ter o que quero”. O que acontece? Quando as expectativas não se concretizam - e geralmente não se concretizam porque são exigências surge a frustração muitas vezes acompanhadas de sentimentos de depressão, desanimo, impaciência entre outros. Conseqüência disso pensamos: “Minha vida é uma droga”. “Eu não sirvo para nada”.


Imposições dogmáticas e absolutas criam o pessimismo, a intolerância e, a insatisfação consigo mesmo e com os outros chamadas por Albert Ellis de convicções irracionais.

Como transformar convicções ou crenças irracionais em preferências ou novas filosofias? Desafiando a base da crença. Assim, se pergunte: porque pode ser tão ruim se eu não tiver sucesso profissional? Veja, não que você não possa ter em algum momento, por algum tempo. Mas acreditar que a vida profissional é sucesso, e que quando isso não ocorre se lamentar, é irracional. Nada pode ser 100% ruim. O sucesso profissional depende de você, do mercado e da empresa. Se ele não acontecer porque você deveria se culpar ou responsabilizar pela totalidade? Porque você deveria ficar “mal”, deprimido, achando-se “um lixo” quando em algum momento da sua vida o sucesso não ocorreu? Você com certeza já teve momentos de sucesso. Mas quando usamos a crença irracional momentos de não sucesso transformam-se na totalidade e todo o resto fica como que esquecido.

Podemos ser felizes, ou simplesmente nos sentirmos bem se evitarmos carregar fardos de expectativas e crenças que não serão atendidas. Não serão porque são crenças, e crenças são pensamentos rígidos, não permitem perceber que sempre conseguimos dar passos, e que esses têm seu tamanho e importância.

Alem dos estados de frustração, usar convicções ou crenças irracionais produzem sentimentos de impotência, insatisfação e baixa estima. Isso porque ao ficarmos deprimidos ou nos sentindo um “lixo” por não termos conseguido ter sucesso nos cobramos sair desse estado. Veja o que acontece: fico triste porque não consegui ter o sucesso que tinha por expectativa e me achando incapaz porque fiquei deprimido e não conseguido deixar de ficar.

O que escrevi demonstra que optamos por reagir às adversidades insistindo que elas não deveriam acontecer. Que tal experimentar reconhecer a crença e não usa-las para responder às adversidades?

“O ser humano nasce com a inclinação de ser feliz e de se aborrecer e se atormentar” (Albert Ellis). A decisão é sua quanto ao ser feliz ou se aborrecer e se atormentar. Assuma a responsabilidade pela condução do seu pensamento.

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br