Sejam bem vindos!

Ola. Bem vindos ao espaço de reflexão sobre nossas carreiras. Comecem a pensar nas suas vidas como uma estrada a ser percorrida com satisfação. Juntos faremos das nossas vidas uma estrada da qual nos orgulharemos. Obrigada pela oportunidade da troca e do crescimento

9 de novembro de 2009

O quanto a sua carreira é importante para você?

Vivemos dizendo que não temos tempo. Eu mesma faço isto. Preciso me policiar para não pensar e nem agir desta forma. Não sei por que. Parece uma frase que já aprendemos desde cedo. E é com este argumento que dizemos que não pensamos em nossa carreira, caminho tão importante de nossas vidas. Caminho este que define em grande parte o que somos, seremos e teremos. Mas como fazer? Uma forma é lembrando que o tempo é finito. Sim, o tempo é finito. Geralmente agimos como se tivéssemos 36 horas por dia e talvez uns oito ou dez dias por semana. Ou seja, achamos que podemos tudo, que tudo vai dar para fazer, e nos colocamos em uma armadilha. Ficamos ansiosos, correndo, mal temos tempo para comer e outras coisas que são importantes, como dormir, conversar, etc.


Então temos que começar assumindo que o tempo é finito. Se é finito (e é). Temos 24 horas por dia e 7 dias por semana. Nem mais, nem menos. Depois, temos que listar o que fazemos todos os dias, por 7 dias, colocando os tempos usados para realizar as atividades.

Liste tudo! Almoço, trânsito, café da manhã, academia (se não faz, pode começar a fazer – o exercício físico é fundamental para viver bem), filhos (quando for o caso), namorado, marido, amigos, telefonemas, e.mails, etc.

Paralelamente, se pergunte: o que é muito importante para mim? Pense bem: o que é importante para você. Não são muitas coisas. Têm que ser no máximo 5 para um horizonte de 3 a 4 meses! Com esta resposta você vai responder ao que realmente deve ter a sua atenção e dedicação quanto ao tempo nesse momento da sua vida.

Por exemplo, para mim é o workshop que vou dar em 28.11. http://www.text.com.br/pt/cursos-e-seminarios/31-refletir-para-agir-o-autoconhecimento-na-pratica. Trata-se de uma decisão de carreira, uma escolha pessoal e profissional (já que apoiar pessoas no seu desenvolvimento é minha missão de vida). Além disto, tenho como prioridade a saúde, os filhos e minhas aulas. Mas tenho umas 20 atividades diárias que listei.

Faça uma comparação entre as 5 atirividades fundamentasi e as que você vem fazendo. Levou um susto, não é? Então comece a mudar. Você tem que dedicar tempo ao que realmente é importante para você, e procurar adaptar o restante. Algumas você vai acabar parando de fazer ou vai fazer pouco. Não tem jeito. O tempo é finito e tem que ser bem aproveitado. Essa ação vai aumentar seu nível de satisfação pessoal, te deixar mais feliz e garantir realizações.

E a pergunta inicial? Quanto a sua carreira? Espero que essa esteja entre as suas prioridades. No meu caso, o dia 28.11 é uma ação (ou trilha) que faz parte de minha carreira que venho construindo há anos. A diferença hoje, é que estou mais focada e atingindo minha missão com maior satisfação e resultado.

Pare, reflita, identifique prioridades com foco na sua carreira, entre outros aspectos (lembre-se: no máximo 5) e você vai ter tempo e saúde.

Participantes

Quem sou eu

Minha foto
Certificada pelo International Coaching Institute (ICI) – 2009 - # 449. Formada em Psicologia (UNIP,1979) e mestre em administração de empresas (EASP/FGV, 2000). Atua como psicóloga nas áreas clinica e organizacional desde 1979, e como coach desde 2006. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional desde 1999. Fluente em inglês. Para contato envie e.mail para sandrabmr@gmail.com @coachonyou (seu twitte de dicas) www.coachingforyou.com.br